quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Melhorar a sociedade, começa por sua atitude:



            Em uma sociedade o conceito de cidadania pode ser exaltado como o respeito individual, são conjuntos de deveres e direitos que cada um passa a ter. Ser cidadão é sobretudo respeitar o limite onde se pode avançar não infringindo os direitos dos outros.

            Nos tempos atuais tal sociedade nos apresenta de forma totalmente individualista onde às pessoas tentam de seu modo, impor sua falta de respeito, e achando que é normal tal conduta, vez que as pessoas são permissivas embora contrariadas, indignadas aceitam tal situação pela a imposição do outro.

Para entender o que falo é simples, em um supermercado o individuo por exemplo, faz suas compras e ao passar no caixa não guarda o carrinho, simplesmente deixa para que o de traz o empurre, este individuo não liga para isso não quer saber se sua atitude causara transtorno ou não.

Segunda feira pela manhã quando fui trabalhar vi uma caixa colocada em frente de uma loja que vende produtos e rações para animais, me aproximei e para minha surpresa lá haviam quatro gatinhos filhotes, a pessoa simplesmente transferiu seu problema para outro achando que a dona da loja tinha a obrigação de desfazer dos animais, uma irresponsabilidade normal para quem não tem caráter que não assume suas responsabilidades. Outro exemplo típico é a pessoa que produz seu lixo e joga na porta da casa dos outros ou em terrenos não se preocupando se seus dejetos ficarão ali, se trarão animais peçonhentos, não querendo saber se Tl conduta atrairá mosquitos e haverá proliferação de dengue, entre outras conseqüências maléficas, simplesmente a pessoa joga fora seu problema para que outros resolvam.

E o que dizer das pessoas que na surdina furam fila achando que ninguém esta olhando ou que às pessoas tem que tolerar tal atitude egoísta, chamando-os de imbecis, ou ainda aquele que vende lanche e interrompe a calçada com mesas e cadeiras, pois esta foi feita de lanchonete que se dane o pedestre, ele que ande pela rua, daquele que vai ao banheiro publico e não dá a descarga.

Estas atitudes egoístas e negativas são observações de cidadãos que na verdade não se importam com os direitos dos outros, querem os direitos somente para eles. Entendendo que para ele vale para o outro não, impingindo suas obrigações a terceiros que nada tem haver com isso.
Fico indignado em ver que as pessoas, ou algumas delas, entendam que podem preponderar suas convicções e atitudes sobre as outras.

Vida em sociedade requer aspectos de civilidade e também de ação de seres que sofrem estas barbaridades. É preciso começar a cobrar atitudes de respeito ao semelhante, só assim haverá conscientização. Não adianta cobrar dos políticos se a sociedade não cumpre com seu papel de ser mais cidadã. Ser civilizado e entender que alem de direitos pairam também os deveres.

O grande problema de uma sociedade doente, é que ela se individualiza nas suas atitudes, tornando-se cada vez mais mesquinha e egoísta.  Temos a obrigação de melhorar sempre, assim se constrói uma sociedade do bem com pessoas plenamente conscientes de seus atos, sem desejar levar vantagem sobre a sobra dos outros.           
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como superar as expectativas profissionais em 2020?

O ano se foi e com o novo ano que chega fazemos as promessas, declinamos desejos e em muito fantasiamos aquilo que queremos, no enta...