sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Nós não precisamos só aprender com os erros:


     Vejo o discurso de muitos que erram nas rotinas de suas atividades e se manifestam dizendo que aprendeu com o erro. Logicamente esta conduta de aprender com os erros nos faz chegar a um acerto das metas pretendidas. No entanto conheço pessoas que erram demais porque não traçam metas e não se planejam na execução de uma atividade. O erro permite o aperfeiçoamento de uma inadequação de conduta no exercício de uma atividade.

            Profissionais tentam sempre errar menos dada a competitividade do mercado, muitas vezes o profissional que é exemplar fica marcado pelo erro. Levantar a cabeça e observar onde há uma imperfeição no processo é importante.

Segue o exemplo daquele que procura emprego, no entanto é sempre reprovado na entrevista, ou aquele tem uma boa qualificação, envia seu currículo más nunca é chamado. É necessário que estas pessoas olhem onde está a imperfeição, onde se comete o erro, existe falta uma orientação do que se pode fazer para melhorar o currículo ou a postura na entrevista.

            Não podemos nos conformar com a frase feita, a de “errar é humano”, embora aconteça, no entanto, existem pessoas que tomam esta máxima para si, utilizando-a sempre em seus fracassos. O mercado de trabalho é muito dinâmico e exigente as vezes complacente, mas nunca omisso nos casos de erros sucessivos.

            No entanto o que o profissional muitas vezes não percebe mas é sempre notado por todos, são os erros de comportamento no trabalho, estes acontecem com mais frequência do que se pensa, pois no trabalho convivemos lado a lado com pessoas diferentes.
 
            O individualismo constitui um erro primordial. Aquele que não transfere seu conhecimento, não faz o companheiro evoluir e pensa em si, notem que esta é uma das maiores causas de demissão no trabalho. A pessoa se torna malvista e comentada.

Evite se fechar e ser considerado arrogante, se integre ao máximo com os colegas de trabalho, não existe empresa de um funcionário e sim de funcionários.

            Outra falha de comportamento evidenciada como inaceitável, são as criticas feitas a companheiros de trabalho, é aquela fofoca depreciativa que atinge ao colega. Estas atitudes, nada contribuem para o crescimento profissional e espiritual do individuo, ter a fama de "fofoqueiro" não é agradável, precisamos controlar este animo de falar dos outros, não seria bom se isso acontecesse com você. Lembre-se que cada um tem sua capacidade, personalidade, respeito acima de tudo.

À princípio, você pode entender que muitos gostam do jeito extrovertido e "gozador", no entanto tais condutas não são vistas como profissionais, descontrair o ambiente é uma coisa, utilizar-se das pessoas elevando seus defeitos ou deficiências profissionais não é adequado e ético.
Enfim, podemos sempre nos prevenir ao erro corporativo, basta que sempre haja uma visão na conduta pessoal, profissional e técnica, não pessoal, pode-se sempre aprender etiquetas e educação corporativa, o material é vasto. Ao profissional é necessário, adequar-se com as condutas e o perfil da empresa e na conduta técnica, é o exercício da atividade profissional propriamente dita, ter atenção nos métodos, organização na execução são qualidades essenciais.

Entenda sempre a questão da emoção das pessoas e do ambiente.  Se você não sabe a execução da atividade junte as informações necessária para efetivar a tarefa, pergunte, interaja e sobretudo aprenda. 


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