Em via de
solucionar problemas dentro de uma empresa muitos lideres se deparam com
opiniões e somente, na verdade o colaborador acredita que tudo se resolve desta
maneira. Um problema deve ser direcionado para ser respondido, no entanto
existem situações que em muito a resposta se encontra no próprio liderado. Assim
somente apontar problemas não é produtivo, o importante é sempre questionar a
este que apresenta um conflito o que ele entende para poder melhorar.
É certo entender
que em algumas empresas, muitos chefes não estão aptos a ouvir de seus
comandados, opiniões de solução para as adversidades, esta atitude não atende o
bom senso, ninguém melhor que o próprio funcionário que desempenha a função atendendo
uma rotina de trabalho para entender o mecanismo do que faz.
Ao ouvir sempre
os problemas trazidos, o chefe precisa entender que deve resolvê-los, por muito
tomar alguma atitude parte somente deste, nesta linha para que a atitude seja
certa é necessário aprender ouvir aquele que esta intimamente relacionado ao
aperto.
Também cabe
ressaltar o empregado que somente traz problemas à chefia, rotineiramente chega
impulsionado pela ocasião e joga encima da mesa todas as situações adversas que
encontra e não quer ajudar a resolver por entender que não é sua obrigação,
outro erro, pois a solução do impasse passa por uma complexidade que transcende
somente a apresentação do mesmo, é necessário em primeiro conhecimento técnico
para agir, traçar um mecanismo para diagnosticar e também solucionar, são
etapas que devem ser seguidas a risca o funcionário deve entender que
solucionada situação de conflito melhorará todo o ambiente e situação de
trabalho.
Na verdade,
muitos chefes adoram funcionários que apresentem sempre uma solução para o
problema, esta situação mostra o grau de comprometimento e maturidade a qual o
colaborador está inserido. Tal atitude conta pontos na hora de uma promoção,
pois o interesse na solução transparece a preocupação com o local de trabalho também
mostra a Iniciativa da antecipação, ou seja, apresente o problema e se possível
o caminho para a solução.
Ao chefe devemos
ressaltar que para a solução de um problema é necessário colher o maior numero
de informações para que se tenham mais alternativas a serem seguidas, esta
atitude sabia em ouvir a todos passa pelo principio de entender que muitas
cabeças pensam melhor que uma e também traduz o respeito e a confiança ao
funcionário, mostrando-lhe que como profissional ele tem também a capacidade de
opinar.
Devemos aí
destacar, a vida laboral nunca será um mar de rosas e terá sempre conflitos e
problemas em sua maioria para serem resolvidos, bom senso, equilíbrio para
tomar atitudes são necessários e se estas tiverem respaldo de todos serão
melhor entendidas.
Desta forma o
gestor cultiva um ambiente pacifico e também com alto indicie de solução de
problemas com medidas certas.
Esta natureza de
problemas faz parte de qualquer local de trabalho mais também nos faz entender
a qualidade dos profissionais que estão contratados para o desempenho da
função.
A solução dos
problemas passam primeiramente pelas perguntas que precisam ser respondidas
para depois serem solucionadas.
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