quarta-feira, 27 de março de 2019

Traga as soluções, não só os problemas.


 Em via de solucionar problemas dentro de uma empresa muitos lideres se deparam com opiniões e somente, na verdade o colaborador acredita que tudo se resolve desta maneira. Um problema deve ser direcionado para ser respondido, no entanto existem situações que em muito a resposta se encontra no próprio liderado. Assim somente apontar problemas não é produtivo, o importante é sempre questionar a este que apresenta um conflito o que ele entende para poder melhorar.

É certo entender que em algumas empresas, muitos chefes não estão aptos a ouvir de seus comandados, opiniões de solução para as adversidades, esta atitude não atende o bom senso, ninguém melhor que o próprio funcionário que desempenha a função atendendo uma rotina de trabalho para entender o mecanismo do que faz.

Ao ouvir sempre os problemas trazidos, o chefe precisa entender que deve resolvê-los, por muito tomar alguma atitude parte somente deste, nesta linha para que a atitude seja certa é necessário aprender ouvir aquele que esta intimamente relacionado ao aperto.

Também cabe ressaltar o empregado que somente traz problemas à chefia, rotineiramente chega impulsionado pela ocasião e joga encima da mesa todas as situações adversas que encontra e não quer ajudar a resolver por entender que não é sua obrigação, outro erro, pois a solução do impasse passa por uma complexidade que transcende somente a apresentação do mesmo, é necessário em primeiro conhecimento técnico para agir, traçar um mecanismo para diagnosticar e também solucionar, são etapas que devem ser seguidas a risca o funcionário deve entender que solucionada situação de conflito melhorará todo o ambiente e situação de trabalho.    
Na verdade, muitos chefes adoram funcionários que apresentem sempre uma solução para o problema, esta situação mostra o grau de comprometimento e maturidade a qual o colaborador está inserido. Tal atitude conta pontos na hora de uma promoção, pois o interesse na solução transparece a preocupação com o local de trabalho também mostra a Iniciativa da antecipação, ou seja, apresente o problema e se possível o caminho para a solução.

Ao chefe devemos ressaltar que para a solução de um problema é necessário colher o maior numero de informações para que se tenham mais alternativas a serem seguidas, esta atitude sabia em ouvir a todos passa pelo principio de entender que muitas cabeças pensam melhor que uma e também traduz o respeito e a confiança ao funcionário, mostrando-lhe que como profissional ele tem também a capacidade de opinar.

Devemos aí destacar, a vida laboral nunca será um mar de rosas e terá sempre conflitos e problemas em sua maioria para serem resolvidos, bom senso, equilíbrio para tomar atitudes são necessários e se estas tiverem respaldo de todos serão melhor entendidas.

Desta forma o gestor cultiva um ambiente pacifico e também com alto indicie de solução de problemas com medidas certas.

Esta natureza de problemas faz parte de qualquer local de trabalho mais também nos faz entender a qualidade dos profissionais que estão contratados para o desempenho da função.
A solução dos problemas passam primeiramente pelas perguntas que precisam ser respondidas para depois serem solucionadas. 

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