quarta-feira, 15 de maio de 2019

Inovando no atendimento ao cliente

Em muito venho conclamando nestas colunas que o principal foco à vida de um estabelecimento é o cliente, no entanto com o advento de novos concorrentes e produtos fica difícil ao comerciante tentar manter a média de compradores. Atendimento eficaz somente hoje não traduz mais o anseio de uma clientela vigorosa é necessário mais, muito mais, é lógico que manter um bom atendimento é uma condição natural de vida do comercio, mas é preciso sempre inovar e muitas vezes mudar o foco do público alvo.

Nos administradores estamos sempre diagnosticando deficiências para que tais se tornem em objetivos eficientes, muitos vêem que deve se aprender com os erros, mas podemos também aprender e crescer sem errar. É o jeito melhor e menos traumático para alguém que tem sua empresa.

Inovar é a melhor forma de atrair, encantar e surpreender o cliente, a inovação passa por muito nos rasos trilhos de treinamento ao cliente, situação esta que não é bem observada no comercio, também em sempre ter um ambiente agradável e sobretudo, um atendimento personalizado, ou seja, a cada cliente uma atenção, pois os desejos não são padronizados, cada qual com sua personalidade e atendendo a característica individual.

Seja criativo, trabalhe com os recursos que possui e tente ir alem destes, sempre terá algo a mais a ser oferecido sem que mude as características. Uma cabeleireira ao fazer uma maquiagem em sua cliente, pode sem custo adicional, ou ate alocar no custo de seu serviço, fazer as sobrancelhas da cliente se notar que tais precisam de um cuidado maior, oferecer um quite com um batom e outras coisas relacionadas à imagem com a marca do salão certamente está ficara contente com o presente oferecido. Uma loja de roupas pode certamente oferecer um brinde a mais a aquele que é um bom gastador no comercio.

Note-se que as relações entre comerciante e cliente hoje em dia são relações frias, somente mercantis, tenho visto aqui no município lojas com um atendimento caloroso e de atenção, são estabelecimentos que criam vínculos afetivos com seus clientes que sempre retornam para gastar porque se sentem bem, esta atitude é boa para a marca.

Compartilhe sempre com os fregueses sua intenção, peça sempre sugestões, este feedback é importante para entender o que eles esperam de seu estabelecimento.

 Tenha também uma agenda de clientes que você possa estar ligando para informar do recebimento de novas mercadorias. Lembre-se que o comprador deve se tornar uma fonte importante de informação e pesquisa que pode lhe direcionar para o local onde deve ser seguido. A melhor ferramenta para entender seu comercio é o cliente.

Respeite sempre a barreira que o freguês estabelece, no entanto às vezes seja atrevido, ou seja, quebre a monotonia, mostre a este que seu estabelecimento pode lhe oferecer variedades e produtos diversos dos quais ele procura, muitas vezes o consumidor não sabe o que deseja quando deseja comprar. Não é raro observar mulheres que saem para comprar um sapato e voltam com um perfume ou uma blusa no lugar deste.


A inovação e a criatividade, passam muitas vezes despercebidas nas rotinas diárias, com o advento do dia a dia, cobranças, pagamentos, lucros e negociações, esquecemos-nos de observar o foco principal. O cliente. 

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