Em muito venho
conclamando nestas colunas que o principal foco à vida de um estabelecimento é
o cliente, no entanto com o advento de novos concorrentes e produtos fica
difícil ao comerciante tentar manter a média de compradores. Atendimento eficaz
somente hoje não traduz mais o anseio de uma clientela vigorosa é necessário
mais, muito mais, é lógico que manter um bom atendimento é uma condição natural
de vida do comercio, mas é preciso sempre inovar e muitas vezes mudar o foco do
público alvo.
Nos
administradores estamos sempre diagnosticando deficiências para que tais se
tornem em objetivos eficientes, muitos vêem que deve se aprender com os erros,
mas podemos também aprender e crescer sem errar. É o jeito melhor e menos traumático
para alguém que tem sua empresa.
Inovar é a
melhor forma de atrair, encantar e surpreender o cliente, a inovação passa por
muito nos rasos trilhos de treinamento ao cliente, situação esta que não é bem
observada no comercio, também em sempre ter um ambiente agradável e sobretudo,
um atendimento personalizado, ou seja, a cada cliente uma atenção, pois os
desejos não são padronizados, cada qual com sua personalidade e atendendo a
característica individual.

Note-se que as
relações entre comerciante e cliente hoje em dia são relações frias, somente
mercantis, tenho visto aqui no município lojas com um atendimento caloroso e de
atenção, são estabelecimentos que criam vínculos afetivos com seus clientes que
sempre retornam para gastar porque se sentem bem, esta atitude é boa para a
marca.
Compartilhe
sempre com os fregueses sua intenção, peça sempre sugestões, este feedback é
importante para entender o que eles esperam de seu estabelecimento.
Tenha também uma agenda de clientes que você
possa estar ligando para informar do recebimento de novas mercadorias.
Lembre-se que o comprador deve se tornar uma fonte importante de informação e
pesquisa que pode lhe direcionar para o local onde deve ser seguido. A melhor
ferramenta para entender seu comercio é o cliente.
Respeite sempre
a barreira que o freguês estabelece, no entanto às vezes seja atrevido, ou
seja, quebre a monotonia, mostre a este que seu estabelecimento pode lhe
oferecer variedades e produtos diversos dos quais ele procura, muitas vezes o
consumidor não sabe o que deseja quando deseja comprar. Não é raro observar mulheres
que saem para comprar um sapato e voltam com um perfume ou uma blusa no lugar
deste.
A inovação e a
criatividade, passam muitas vezes despercebidas nas rotinas diárias, com o
advento do dia a dia, cobranças, pagamentos, lucros e negociações, esquecemos-nos
de observar o foco principal. O cliente.
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