terça-feira, 28 de maio de 2019

VOCÊ TEM DIFICULDADE EM RESOLVER PROBLEMAS?



Em algumas consultorias que faço para pequeno e microcomércio e prestador de serviço noto que há uma dificuldade muito grande em gerir problemas, as pessoas pautam para a resolução dos mesmos de forma primaria e comum. Um problema tem que ser visto de vários ângulos analisado sobre muitos aspetos.
Problemas complexos dos quais os empresários estão envolvidos nas rotinas do dia envolvem gamas de capacidades lógica e organizacional, são regras básicas e sólidas na confecção da resolução dos mesmos, quais sejam:
1ª – ORGANIZAÇÃO: A organização é a principal arma para aquele que quiser obter sucesso em qualquer situação, não se faz nada sem organização, para tanto ao se resolver um problema é necessário sobre tudo organizar o próprio pensamento. A grande dificuldade das pessoas é que elas partem diretamente do problema para a solução sem tentar organiza-lo. Coloque o problema de forma que ele esteja em sua frente, nunca fuja, tenha a sensação de tê-lo nas mãos, sob controle, assim começa a resolução do mesmo.
2ª – PENSAMENTO LÓGICO – Na verdade o pensamento lógico seria o pensamento de analise critica do problema, tendo que o observar de forma coerente, dissecando-o passo a passo. Um problema complexo jamais poderá ser resolvido de supetão, sem interpretação e analise minuciosa, pois na verdade estamos falando de tomada de uma decisão por muito complexa e isto envolve responsabilidade.
3ª – RESOLVA O PROBLEMA EM PARTES - Um problema não pode ser resolvido no todo de uma vez, pois este caminho é mais complexo, uma técnica boa de resolução de um conflito é, separa-lo, corta-lo, resolvendo-o parte por parte para  atingir o todo, na verdade, quando se fala em um problema complexo, este apresenta-nos varias situações que devem ser resolvidas uma a uma de forma individualizada e não como muitos fazem em resolve-lo como se fosse uma coisa só, um problema complexo é a somatória de vários problemas de menos complexidade.
Assim, o foco da resolução de um problema complexo se torna mais viável e mais garantido. Empreendedores de sucesso na vida profissional são sobretudo empreendedores de solução de problemas de forma organizada, pois gerenciam diariamente inúmeros conflitos.
É inerente ao administrador que este esteja focado em resolver problemas, muitos atribuem a este, o caminho da liderança, mas liderança sem uma pessoa capaz de angariar para si a solução de conflitos não contribui de forma eficaz ao pleno desenvolvimento profissional, pessoas elegem um líder que possa mostrar caminhos e além de mostra-los estes precisam de um guia que lhes mostrem a confiança em seguir.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como superar as expectativas profissionais em 2020?

O ano se foi e com o novo ano que chega fazemos as promessas, declinamos desejos e em muito fantasiamos aquilo que queremos, no enta...