domingo, 8 de setembro de 2013

Serviço voluntário é visto com bons olhos na empresa.


                Com o crescimento da desigualdade social e também com a ineficiência de atuação do estado surge a figura do trabalhador voluntário. Muitas empresas que empregavam os quesitos para a contratação da qualificação, formação acadêmica, experiência profissional têm observado o quesito do trabalho voluntário com destaque, é um incremento a mais para ser adicionado ao currículo.
Desenvolvimento voluntario é um trabalho em que as pessoas o fazem sem remuneração é a doação do ser e da alma para outras pessoas que necessitam desta atenção. O trabalho voluntario além de enriquecer o currículo desenvolve no ser algumas qualidades como a de cumprir compromissos, a de estar mais sensível as necessidades humanas, de dar valor a própria vida, enfim o trabalho voluntário nos traz um crescimento impar na vida pessoal.
Este tipo de atividade só traz benefícios a quem a pratica, pois alem do crescimento pessoal você também desenvolve seu canal de relacionamento (network) ou seja, amplia o numero de pessoas que podem lhe dar uma chance no mercado de trabalho, aquisição de experiência e aprimoramento do curriculo.
Nas empresas a atividade voluntária é vista com um olhar diferente, com a necessidade de humanizar os quadros de pessoas as empresas estão a busca de pessoas que em primeiro gostem do que fazem em segundo tenham uma qualificação plena e sobretudo que tenham a capacidade de doação, muitos especialistas em recursos humanos, administradores, psicólogos enfim um contingente de profissionais voltado a contratação de pessoas entendem que um candidato que exerce a atividade do voluntariado consegue lidar melhor com as pressões diárias, ajudar os companheiros de trabalho e desenvolve as características de liderança de forma natural. A proatividade é uma característica marcante de todo voluntario outra característica é a de avaliar problemas e encontrar o caminho para resolvê-los se tornando um colaborador importante e sensível ao desenvolvimento das pessoas e da empresa.

Assim o trabalho voluntario como um enriquecedor do desenvolvimento pessoal se torna um grande aliado na seleção para uma vaga de trabalho. Seres humanos devem se doar sempre aos outros, devem sempre desenvolver atividades que tragam benefícios ao outros seres. Vejo que muitos reclamam de tudo em muito se tornam críticos severos em qualquer situação, no entanto é necessário observar que não podemos simplesmente nos tornar críticos se m ação, precisamos tentar mudar algo, a atividade voluntária proporciona que possamos expressar nossas criticas de modo pratico. A voz que muito fala sem ação é uma voz inócua estérea, pois só palpita não resolve. A sociedade precisa de pessoas que resolvam o problema e não de pessoas que só o indiquem.  
Matéria publicada no Jornal O Debate- São Manuel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como superar as expectativas profissionais em 2020?

O ano se foi e com o novo ano que chega fazemos as promessas, declinamos desejos e em muito fantasiamos aquilo que queremos, no enta...