domingo, 8 de setembro de 2013

Fui dispensado do emprego e agora?


Ser dispensado do emprego pode ser muito doloroso, o chão sai dos pés, a boca seca, por vezes pensamos que não vamos superar esta situação, pensamos nas despesas de casa, na família a sustentar e outras conseqüências que aparecerão.
Percebo que em varias empresas trabalhadores não se preparam para este momento triste e preocupante. No entanto você deve estar perguntando: Como se preparar para isso?
Olha na vida tudo se baseia pela programação, planejamento, aquele que planeja é mais bem sucedido em tudo. Pode ser frio falar desta maneira, mais se programar para bons e maus momentos é necessário, assim como você para fazer uma viagem de férias com a família se prepara meses guardando dinheiro, fazendo a manutenção do veiculo é necessário que esteja preparado para o triste momento de ser dispensado das funções da empresa afinal de contas ninguém tem emprego vitalício ou garantia perpetua numa empresa.
A principio devemos cada vez mais estudar, nos capacitar para estar apto a assumir o mercado de trabalho, o que se tem hoje é o acomodo de muitos que aceitam o simples fato de estarem empregados e não procuram novas expectativas de vida. Esta atitude é preventiva e impede que o empregado fique muito tempo desempregado. A montagem de um bom currículo passa pela capacitação e pelo interesse de cada um.  
Fazer também um caixa ou uma poupança semelhante ao que se vê hoje com o deposito do FGTS é importante, pois, esta poupança emergencial pode ser muito útil no período de desemprego.
E após o acontecido se o desemprego for inevitável deve o empregado a principio cortar todas as despesas supérfluas e se organizar para procurar um novo emprego.
Prepare um currículo, cadastre-se nas empresas que oferecem o currículo on line, esteja preparado para as entrevistas, busque informações sobre sua área de atuação, atualize-se. É hora de manter e reativar seus contatos. Entenda que a sua rotina agora é outra, pois saiu da zona de conforto de estar empregado e agora tem que correr atrás de uma nova oportunidade.
A frustração e a preocupação não devem lhe atormentar embora seja fácil descrever isto. Esteja sempre confiante em você entenda que é uma fase e que passará logo com a conquista de um novo emprego, acredite sempre, o otimismo é imprescindível embora com o passar dos tempos a motivação tende a enfraquecer, mais encontre forças.
Nunca tenha dó da situação que você esta enfrentando por estar desempregado mais saiba que a frente com determinação você poderá sentir orgulho da situação que encontrará.  Muitos pensam que o fato de estarem por cima nunca cairão, e outros que estão por baixo pensam que nunca irão subir, tenha sempre equilíbrio e se cair você se sustentará sobre as próprias pernas para subir novamente.

O homem que persiste em seu destino é vencedor. O homem que desiste em seu destino se acomoda geralmente aceita o que não deveria ser aceito e atribui tal circunstância aos desígnios de Deus sem saber que Deus não compactua com pessoas que desistem. 
Matéria publicada no Jornal O Debate- São Manuel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como superar as expectativas profissionais em 2020?

O ano se foi e com o novo ano que chega fazemos as promessas, declinamos desejos e em muito fantasiamos aquilo que queremos, no enta...