sexta-feira, 3 de maio de 2019

Reestruturar passa por medidas demoradas e extremas.



No âmbito gerencial a reestruturação de uma empresa leva tempo e é um desafio muito grande, nem todos os gestores têm a capacidade de reorganização de algo. Reestruturar significa regenerar tornar hábil, renovar ou simplesmente reconstruir aquilo que ao longo do tempo perdeu a qualidade, degenerou-se.

O gestor reestruturador em muitas situações toma medidas dentro de uma empresa que são em primeiro lugar para conter gastos desnecessários e também reorganizar aquilo que ao longo se perdeu, para isso não se pode colocar a pressa a ansiedade em resolver a situação, em primeiro lugar é necessário a devida paciência pois a regeneração de algo que estava se perdendo leva tempo.
É preciso mudar o pensamento e atitudes de funcionários, pois ao longo de uma desestruturação tais adquirem vícios que vão contribuindo para a decadência do empreendimento, também é necessário restabelecer um ambiente responsável de trabalho. Retomar o controle das decisões e organizar um novo cronograma de ações que visam fortalecer um alicerce administrativo para depois a construção da base.

Nem sempre o gestor vai ser bem visto a principio pelas atitudes austeras que tem que tomar, muitas vezes a inflexibilidade é necessária os objetivos e metas passam pelo caráter da prioridade. O grande problema de um gestor que tem a missão de reerguer algo que esta prestes a ruir é a de tomar medidas impopulares e também enfrentar dentro de uma empresa os comentários maliciosos e a resistência daqueles que levam vantagem em algo.

Conheço um gestor que passou por isso, assumiu uma empresa que estava à beira da falência onde teve que fazer cortes de gastos excessivos, reorganizar setores, fechando alguns que não precisariam existir, exigir o cumprimento certo de horário de funcionários, acabou com horas extraordinárias desnecessárias, organizou o setor de estoque, pois haviam muitos produtos em excesso e outros que sempre faltavam, dispensou colaboradores com excesso de salários que distribuíam vantagens aos funcionários e por isso eram bem quistos no local, eliminou ligações de telefones que não diziam respeito à empresa e esta arcava com a conta, renegociou dividas em atraso diminuindo juros a ser pagos, e também negociou com fornecedores para que estes não parassem de fornecer à empresa a matéria prima necessária.

No começo ele me confidenciou que foi difícil sofria ameaças de funcionários, encontrou muita resistência, no entanto teve que conscientizar a todos que se não tomasse estas atitudes a empresa fecharia e que o intuito era reorganizar para melhorar.

Dois anos após assumir o local os funcionários foram devidamente treinados para a função o salário destes aumentou substancialmente a empresa se reergueu e hoje ela esta em crescimento pleno, muitos que não compreendiam a situação hoje apoiam plenamente o gestor. Os que levavam vantagem se foram e os benefícios foram transferidos aos colaboradores.

Gerenciar uma empresa em muito pode traduzir uma situação complexa para reerguê-la, nem sempre o administrador pode tomar medidas que são populares, é necessário observar com austeridade a reconstrução de algo que estava por vezes perdido
.
Poucos gerentes têm esta capacidade de enfrentar pressões, no entanto para o bem de todos dentro do local de trabalho é necessário que as medidas de reestruturação sejam vistas com bons olhos. Nada sobrevive a desorganização e bagunça, principalmente um empreendimento.

Entenda que onde a desorganização e falta de controle alguém esta levando vantagem e quem leva a vantagem não admite perdê-la. Nestas horas que se observa o grande administrador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como superar as expectativas profissionais em 2020?

O ano se foi e com o novo ano que chega fazemos as promessas, declinamos desejos e em muito fantasiamos aquilo que queremos, no enta...