sexta-feira, 5 de abril de 2019

Seu primeiro negócio merece atenção.



Empreender um negocio vai além da simplicidade de montá-lo, a disciplina para a criação de um estabelecimento esta na forma de sua administração. Foi-se o tempo em que montar algo era simplesmente alugar uma sala, enche-la de mercadorias, hoje tais técnicas são ultrapassadas, é necessário visão, coordenação e disciplina.

Muitos atribuem o fracasso de não ter dado certo no empreendimento que apostou aos fatores externos como falta de apoio do município, concorrência, associações e sindicatos, no entanto não observam em muito a incapacidade em gerir o próprio negocio, não assumem suas deficiências, em muitos casos não identificam onde erraram, postulando o erro de investimento aos outros. Este é o maior engano, vez que o fato do negocio não ter dado certo em grande porcentagem é do empreendedor, por erro de estratégia de análise do negócio escolhido.

Na montagem de um empreendimento é preciso ter uma estratégia para que o mesmo de certo, algumas dicas são importantes, neste momento analisar os possíveis concorrentes, o ramo de negocio o valor do investimento e muito mais.

O empreendedor deve adquirir capacitação e conhecimento no ramo de negócio que quer atuar é importante saber da movimentação, como produzir, como vender o que fazer para eliminar custos, saber comprar e negociar.

Analisar a formação de preço do produto, muitos não sabem alocar os custos de seu investimento no produto a ser comercializado, a formação de um preço tem que ser equacionada com a aceitação do consumidor e também se este esta disposto a pagar o preço convencionado. Também deduzir os custos e a margem de lucro.

Entender se o produto a ser comercializado é de necessidade ou de desejo. Produtos de necessidade são aqueles que vão de encontro a precisão para se manter, já os de desejo incluem a realização da satisfação da aquisição de um valor.

Em exemplo, um supermercado em tese seria para vender produtos necessários à sobrevivência, ou seja, arroz, feijão, carne, legumes, etc., no entanto entendendo que as pessoas dão mais valor ao desejo do que a necessidade, começaram a incluir em suas gôndolas também a satisfação, como salgadinhos, sucos diferenciados, iogurtes de diversos tipos, roupas, carnes nobres, queijos finos. Assim um supermercado vende hoje 70% de seus produtos em desejo, note que a compra de uma pessoa em um supermercado tem mais desejos do que necessidades.

Com a situação econômica melhor, pessoas gastam mais em seus desejos, salões de cabeleireiros, perfumes caros, vestuários de marca etc., há um aumento substancial de clientes que pagam o valor pedido sem pechinchar, pagamos um alto preço em perfumes, calçados e não questionamos o valor, vez que estes nos trazem a satisfação da aquisição de uma marca de uma vontade, no entanto na necessidade se questiona o preço o valor, quando o preço da batata sobe ela é substituída, e assim acontece com todos os bens de necessidade.

Nesta linha entender o cenário econômico é importante na hora de montar seu negócio, em tempos de crise econômica, itens de necessidade sempre estão em alta e os de desejas em baixa, na abundância econômica acontece o contrário. Em crise financeira o carrinho do supermercado tem 70% de itens de necessidade, na abundancia econômica acontece o contraio.

Fácil é entender o que explano sobre a análise de cenário de necessidade e desejo, mulheres hoje em dia com a crise econômica procuram menos o cabelereiro do que tempos atrás onde havia um desenvolvimento econômico melhor. A falta de dinheiro faz com que os supérfluos ou itens de desejos fiquem mais longe de uma realidade.

Ainda o empreendedor deve se ater na criação de um bom plano de negócios, detalhando investimentos, plano financeiro, concorrência, deve ainda criar um mecanismo para gerar um valor ao cliente ter um diferencial no mercado frente aos concorrentes.

Importante salientar que na estrutura de montagem de um negocio o investidor deve manter um capital à parte para giro e manutenção, suficientes para suprirem as necessidades da empresa em um período, os primeiros meses são de adaptação ao mercado que não proporciona uma entrada importante de dinheiro, assim capital de giro e manutenção de suporte fara que o investidor gerencie seu negócio de forma segura sem grandes preocupações.

Podemos dizer que montar um negocio é um grande jogo de xadrez onde se deve ter estratégias definidas, nunca monte algo sem planejamento, a chance de não dar certo é muito grande. Invista seu dinheiro, tempo e energia em algo que possa prosperar que tenha a capacidade de crescimento.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como superar as expectativas profissionais em 2020?

O ano se foi e com o novo ano que chega fazemos as promessas, declinamos desejos e em muito fantasiamos aquilo que queremos, no enta...