Grande engano,
muitos comerciantes ou prestadores de serviço desconhecem etapas de continuidade
e tentativa de fidelização de um cliente. Embora esta palavra seja moda para
alguns argumentadores hoje a fidelização de um cliente se torna quase
impossível dada as vantagens e concorrências apresentadas mas o comerciante
deve fazer de tudo para se tornar ao menos uma referencia.
A pratica de
pós-venda é a continuidade ou a extensão da mesma é a criação do laço de
referencia de lembrança. Pós venda é mais uma etapa que se inicia logo após a
comercialização de um produto. Esta é
importantíssima pois trata de sempre resgatar o cliente caso este necessite
consumir mais. O pós-venda é tão importante quanto à venda, pois esta
modalidade garante a perpetuação do estabelecimento. Em dias que os clientes
não se fidelizam é necessário encontrar mecanismos de atração.
Muitos
comerciantes se limitam somente a venda, praticam em seu estabelecimento as
mesmas atitudes que outros. É necessário sempre estar um passo a frente, vender
desejos, valores, e, sobretudo encantar o cliente. Um cliente se encanta muito
mais com atendimento, pós venda eficiente, ambiente agradável e iluminado do
que propriamente o preço. Em ambientes que conseguem incutir na mente do
consumidor que no local é vendido muito mais que um produto, ele esta comprando
grife, diferenciação, cria neste uma questão de valor.
Agradeça
sempre a compra e a preferência reforce ainda que esta foi a melhor decisão, mostre que esta a disposição, ser solicito é
importante para tornar a compra agradável. O cliente na verdade necessita de
segurança e reafirmação que fez um negocio bom, muitos comerciantes abrem a
caixa registradora recebem o dinheiro somente agradecem, joga o bem em uma
sacola e da ao cliente quase empurrando enquanto o vendedor que efetivou a
comercialização vira as costas e não dá à mínima. Guardada as devidas
proporções é necessário estender o tapete vermelho ao cliente, ou seja,
atende-lo de forma adequada.

novo cliente este pode voltar outras vezes. Tente
fazer um cadastro do cliente com nome telefone produto levado. Dias após a
venda ligue para ele, pergunte se foi bem atendido se bem atendeu sua
necessidade. Sempre que chegar um produto que se adequar ao perfil do comprador
ligue informando, ligue no aniversário se puder ofereça um brinde, estas
atitudes criam um vinculo maior.
Lembre-se que
cortesia é importante, seja um diferencial. Surpreenda, inove, encante sempre.
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