sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

O líder pode fazer a diferença:



            Wilson era gerente de uma empresa, sempre rigoroso com seus subordinados, conhecido como uma pessoa que sempre cumpria seus prazos, suas metas. Sua equipe o temia, todos desempenhavam ás funções, no entanto não passavam disso, não iam alem, não havia afetuosidade nem companheirismo entre os funcionários, cada um se sentava em sua mesa e se colocava logo em trabalhar, nem a famosa reunião breve do cafezinho na empresa acontecia. Com o passar do tempo Wilson foi promovido a gerente geral de uma sede da empresa em outro lugar.

            Em seu lugar entrou Carmem, uma mulher com um perfil completamente diferente, afetuosa, não menos rigorosa. Estranhou a frieza com que foi recebida, os funcionários não conversavam, notou a falta de companheirismo. Embora as metas fossem efetivadas eram feitas de uma forma convencional, faltava criatividade, havia muita frieza no ambiente de trabalho.

            A gerente começou a se aproximar dos funcionários, a ouvir suas queixas, formas de melhorar o ambiente e o mais importante lhes devolveu a confiança que ate então havia se perdido. Notou que tais eram talentosos mais com o antigo gerente tais talentos nunca foram explicitados.

            Enfim a gerente com um modo diferenciado começou a desenvolver a autoconfiança dos funcionários, estimulou a criatividade e formas de facilitar o desenvolvimento do trabalho. Os resultados não demoraram a acontecer as metas que o gerente antigo fechava com sua equipe a gerente nova dobrava. Havia um desenvolvimento eficaz, a lucratividade cresceu muito.


O presidente da empresa notando estes índices, resolveu observar de perto tal façanha enxergou que tais funcionários realmente se doavam nas tarefas. No entanto ele ficou pasmo, não acreditava que sua gerente ao final do dia ficava na porta e agradecia a cada funcionário que saia. No outro dia o presidente retornou para ver se a cena se repetia e aconteceu. Carmem se posiciona na porta e estende as mãos a cada funcionário que saia olha em seus olhos agradecia um a um.

            O presidente não entendendo foi questionar mulher sobre a atitude e perguntou se ela os agradece todos os dias ao sair. Ela sorri, e disse que sim, que agradecia os funcionários pela confiança pela colaboração durante o dia. Disse que devolveu a confiança aos funcionários que haviam habilidades extremas no grupo e que tais não eram desenvolvidas. O presidente que ate então nunca havia visto tal atitude em toda sua vida agradeceu a gerente pelo modo que conduzia seus subordinados.

            Na vida humana tudo é motivação, os funcionários assimilam e muito a personalidade do chefe, assim saber entender os limites de cada um, motivá-los a superá-los é uma condicional para o sucesso da equipe.

Fazer com que os funcionários sintam o prazer em executar as funções pré-estabelecidas e não as tenham como uma obrigação é função de cada gerente, diretor ou cada um que executa um cargo de comando.
 
            Seres humanos se desenvolvem através de seus lideres, todos tem a necessidade de uma liderança, o grande problema é que existem muitas pessoas que desempenham cargos de comando sem o conhecimento na natureza humana que é importante.

            Funcionário motivado é funcionário produtivo, criativo se torna um facilitador de idéias e desempenho sem problemas de saúde e com auto-estima em evidencia. Esta situação faz a diferença entre um líder desenvolvedor e um líder medíocre.

     

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