sexta-feira, 8 de março de 2019

Sempre acerta, mas ficou marcado pelo erro!



A natureza humana compõe certa complexidade de sentimentos e atuações entre outras situações, no quesito profissional o empregado é contratado para a execução de determinada função com certo treinamento para que não recaia em erros do trabalho.

Muitas vezes, questiono-me e observo situações em que grandes profissionais, comprometidos com o exercício da função, desenvolvedores e facilitadores no trabalho cometem um erro. É de se entender que uma empresa contrata um profissional para que erros não ocorram, no entanto, todas as corporações são feitas por seres humano que estão aptos ao acerto bem como o erro.

O grande problema que se impõe, quase como máxima nos porões mais inclusos da vida laboral é em muito a ênfase ao erro descaracterizando sempre o acerto. De tudo o que foi feito ate agora só se consegue enxergar o erro? Esta é a imediata desvalorização do profissional que ate então antes de qualquer gafe era tido como exemplar.

Precisamos-nos aprender a trabalhar esta situação, não é porque ocorreu uma infelicidade que o profissional deixa de ser bom, este é um erro sobre outro erro, precisamos rebuscar sempre as boas qualidades de todos, esta situação parte da motivação e da solidariedade que prestamos para aquele que necessita, erros acontecem, é necessário entender onde se errou e tentar acertar cada vez mais.


Pessoas que passam por problemas pessoais muitas vezes não os separam dos profissionais, e nem tem como. Certa vez um admirador, amigo meu, confidenciou-me que tentava sempre separar os problemas de casa com os do trabalho e vice e versa para que um não interferisse no outro, tentava exercitar esta situação todos os dias, no entanto não conseguia. 

Tal situação é perfeitamente compreensível vez que a vida nossa é integrada de certa forma que não existe como separar o todo pela metade ou seja, separar problemas profissionais e pessoais, pois todos afetam o bom ou o mau humor o desempenho e muito mais. Nesta situação podemos detectar que pode ser benéfica ou maléfica, veja bem, se uma pessoa tem uma vida pessoal sadia, feliz esta consegue transferir para seu trabalho tal satisfação, no entanto se estiver passando um momento conturbado financeiramente ou familiar naturalmente vai refletir no desempenho profissional, as situações estão juntas.

Conheço muitos consultores que tentam resguardar esta situação de trabalho e vida pessoal. Certa vez estava assistindo uma palestra onde o palestrante alertava para isso, de não misturar trabalho e casa, quando no intervalo estávamos conversando e o celular do palestrante tocou, era sua filha que acabara de ser assaltada, mas ela estava bem, no entanto o homem ficou transtornado dali para frente à palestra perdeu o brilhantismo, as piadas que nos faziam rir se cessaram, o rosto leve e sorridente se fechou, foi impressionante a mudança de uma palestra gostosa da primeira fase na segunda, tornou-se técnica e mecânica, notava-se que estava preocupado.

Assim, tenha sempre que o profissional sendo bom e venha a cometer um erro não merece ser execrado e marcado pela situação.

Entenda que ninguém que é contratado no exercício de algo comete erros porque acha bom, é preciso também o gestor observar se tal profissional esta sendo bem orientado, se os procedimentos estão sendo executados de forma correta e também o desenvolvimento emocional deste deste.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como superar as expectativas profissionais em 2020?

O ano se foi e com o novo ano que chega fazemos as promessas, declinamos desejos e em muito fantasiamos aquilo que queremos, no enta...