quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Você tem medo de que?



Medo, insegurança são sentimentos que nos incomoda profundamente, deixa um sentido de inquietação, ansiedade, são situações que comprometem alem da segurança o desempenho da função.

Não tem jeito, todos passam por algum momento da vida com estes tipos de sentimentos. O problema começa a ficar sério e prejudicial quando a pessoa que sofre tais circunstancia não encontra forças para, enfrentá-las e, superá-las. Muitas técnicas são descritas no sentido de enfretamento, mas profissionais tem dificuldades em detectar tais situações.

O medo tem por característica uma sensação de estado em alerta que se torna em receio para fazer algo, tomar alguma atitude, geralmente por se sentir ameaçado tanto fisicamente como psicologicamente, é a antecipação ao encontro com algo que possa causar mal e até transformar em doença a partir do momento que começa a comprometer as relações sociais e causar um sofrimento psicológico.
  
A insegurança é o entendimento de estar vulnerável a alguma situação, esta instabilidade emocional ocasiona profundas marcas no quesito de confiança prejudicando a autoestima e faz questionar a capacidade para a execução de alguma tarefa. Tal sentimento é o gatilho para que sejam afloradas situações como timidez, paranóia e retraimento social, também pode criar na pessoa situações de descompasso comportamental como espécie de defesa tais como agressividade, arrogância e prepotência.

Muitos problemas de comportamento relacionados ao medo e a insegurança tem sido cada vez mais frequente nas empresas frente a cobrança exagerada, ao assedio moral que muitos profissionais sofrem a exigência de metas absurdas a se cumprir. Tais causam um grande sofrimento ao ser humano.

Com o crescimento destas patologias nos ambientes de trabalho é necessário uma profunda reflexão sobre os caminhos que devem ser seguidos para valorizar a saúde laboral. Responder o questionamento básico como tornar o ambiente de trabalho em um local saudável é importante. Alguns consultores entendem que há um crescimento exacerbado de pessoas deprimidas. Esta situação afeta e muito o local e tornam os colaboradores doentes, sem comprometimento com a instituição e sobretudo improdutivos o que não é interessante para uma empresa.

Tentar tornar o local de trabalho em um local proveitoso e satisfatório é na verdade obrigação de todo líder, vez que a motivação profissional depende e muito deste. Nesta linha, o grande responsável por tornar o ambiente insalubre no quesito psicológico é do próprio comandante que não entende que pessoas merecem consideração, observação, confiança e motivação. O caminho para a melhora da saúde das pessoas passa pela motivação e confiabilidade esta condição é natural e vai alem das mesas de escritório.

Seres humanos merecem cada vez mais serem valorizados pelo exercício de sua função. Entender a motivação humana é um quesito obrigatório para aquele que exerce um cargo de comando, no entanto há uma incapacidade em enxergar e gerenciar esta situação. Acredito que em um futuro próximo o gerente que não se ater a esta habilidade estará fadado a ficar a margem.

Foi-se o tempo em que profissionais eram tratados ao chicote e humilhações, os tempos são outros é preciso uma profunda adequação, para que o ambiente de trabalho deixe de ser um ambiente doentio e passe a ser um local de desempenho da função onde neste sejam colhidos os frutos da satisfação. Ambiente sadio é ambiente feliz e produtivo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como superar as expectativas profissionais em 2020?

O ano se foi e com o novo ano que chega fazemos as promessas, declinamos desejos e em muito fantasiamos aquilo que queremos, no enta...