Quem nunca se viu em uma situação
desagradável mediante há um boato ou um fato que não deveria ser contado,
situação esta que é efetivada com o fundamento de constranger, ofender, enfim
denegrir e diminuir a pessoa. Esta situação e denominada popularmente de
fofoca. Emmuito as pessoas fofocam quando não conseguem lidar com diferenças,
quando se sentem inferiorizadas por algum motivo ou sentem inveja do sucesso do
colega.
Nas
empresas esta atitude negativa é mais constante do que se pensa, é no ambiente
de competitividade onde um colega tenta se sobrepor sobre o outro, além da
concorrência saudável da qualidade profissional, do desenvolvimento qualitativo
das atividades surge esta ferramenta que é adotada erroneamente por
profissionais, tentando diminuir, denegrir o colega de trabalho. Pessoas que
patrocinam este expediente estão sendo analisadas com rigor vez que esta
atitude prejudica e muito o ambiente de trabalho.
O
fofoqueiro é visto como uma pessoa de pouca confiança, que não cria laços e nem
vínculos amistosos que não tem comprometimento. Este tipo de profissional é
altamente descartável em um ambiente profissional. É tido como pernicioso que
prejudica a imagem da empresa e dos funcionários. Muitas empresas entendem que
o ambiente de trabalho precisa ser preservado se tornando o mais agradável
possível para o exercício das atividades, assim estão aos poucos execrando os
gerentes que não tem o perfil para dirimir conflitos e também não têm a
habilidade interpessoal e a bola da vez dentro das corporações é a eliminação
do fofoqueiro, é como cortar o mal pela raiz.
Ainda
devemos ressaltar que o boato ou a fofoca alem de prejudicar o ambiente de
trabalho e as pessoas tem um composto depreciativo e diminutivo e se não
combatido pela empresa em situação extrema pode vir a causar danos psicológicos
a vitima podendo a empresa responder pela prevaricação ou inépcia na atitude.
Segundo
o portal empregocerto.uol.com.br em uma pesquisa feita na cidade de São Paulo
entendeu que 83% dos entrevistados têm como maior incomodo as fofocas
excessivas no ambiente de trabalho. Mais a razão é que não temos como ficar
longe das fofocas e boatos, todos são alvo em potencial e muitos espalham o
boato com o intuito de ele chegar ate o chefe ou diretor. Na verdade o boato
tem um objetivo principal que é prejudicar a ascensão e o desenvolvimento
profissional do colaborador.
O
fofoqueiro existe porque, existe a pessoa que gosta de ouvir o boato, adora
ficar informado de tudo, é preciso evitar que o falastrão tenha sucesso em
levar a informação. Não existe uma regra básica para se evitar a fofoca na
empresa, no entanto se você deseja não ser difamado um dia não alimente o
falador. Evite sempre em ficar em rodas onde as pessoas tem este habito de
difamar, tente sempre demonstrar respeito às pessoas mais exija respeito também, é necessário impor alguma autoridade e maturidade e demonstrar seriedade.
Quando presenciar algum fato que possa comprometer seu colega de trabalho não
comente com os outros, respeite os limites não invada a vida das pessoas.
Existem
os tumultuadores que possuem habilidade para isso, assim não entre no jogo
destas pessoas.
O
respeito às pessoas é inerente do bom convívio humano é o fator principal que
move a engrenagem de uma sociedade, pessoas que não têm este principio dentro
de si naturalmente se colocam a margem do emprego e do convívio social, é
importante entender que muitos que praticam a fofoca e tem o prazer dentro de
si em difamar são detentores de uma patologia que precisa ser tratada.
muito as pessoas fofocam quando não conseguem lidar com diferenças,
quando se sentem inferiorizadas por algum motivo ou sentem inveja do sucesso do
colega.
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