segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Empresa fantasma. O patrão sem empregados:



Um dia você chega em casa feliz comemorando a nova contratação de trabalho, uma nova oportunidade se abre em sua vida, vai dormir e não vê a hora de amanhecer e começar no novo desafio, sai de casa e como é o primeiro dia de trabalho quer ser o primeiro a chegar para não causar má impressão, pensa no trajeto em ser o melhor empregado, desempenhar a função da melhor forma. Está feliz e motivado.

Ao chegar na empresa, depara-se com os novos funcionários que não são muitos, todos cabisbaixos, desmotivados, conversam pouco e você feliz estranhando este comportamento, tenta ser amistoso e indaga o colega perguntando como é a rotina de trabalho, nesta hora vem a "ducha de água fria" o colega informa que o local é horrível para se trabalhar, o proprietário não respeita ninguém ofende os empregados, exige situações improváveis de se concluírem e na verdade não para ninguém no local, os poucos funcionários são novos sem muita experiência os antigos se foram com a possibilidade de encontrar melhores oportunidades.

Você começa a pensar, sua alegria se foi, fica apreensivo e logo começa o turno de trabalho, apresenta-se ao novo patrão com um sorriso, tenta ser simpático e ele nem olha em seu rosto, não lhe aperta a mão e não dá boas vindas, é seco, ríspido no tratamento diante esta situação você começa a suar muito de nervoso.

O patrão somente chama outro colega para lhe ensinar o trabalho, o funcionário prontamente se coloca para lhe ensinar e assim corre o dia enquanto o proprietário segue pelas áreas de produção mal humorado reclamando com os funcionários os chamando de burros e outras coisas mais, logo um funcionário que não aguentava mais esta situação se rebela, jogando as ferramentas ao chão e ofendendo muito o patrão que revida também com palavras de baixo calão, os outros funcionários para cessar os xingamentos, apartam a discussão antes que a coisa ficasse pior. Mais uma baixa, um funcionário a menos.


Esta rotina de trabalho não é difícil de encontrar em algumas empresas, sempre lembro de uma conversa que tive com um agenciador de recursos humanos que mais tarde se tornou meu amigo de um problema que ele não conseguiu solucionar. Em sua cidade havia uma importante mão de obra para ser encaminhada ao trabalho, no entanto de todas as empresas que assessorava uma foi complicada não conseguia pessoas que desejavam trabalhar neste local. Por ser rude e tratar mal seus funcionários a fama se espalhou por toda a localidade a empresa que trabalhava no ramo de metalurgia iniciou suas atividades com 35 funcionários com previsão de expansão para o dobro, no entanto um ano após seu nascimento contava somente com 18 colaboradores sobrecarregados nas funções e também nos xingamentos. Tal episodio culminou com a empresa fechando as portas, pois não conseguia atender os prazos por ela contratada, vez que não havia ninguém que desejasse trabalhar no local, para manter os funcionários existentes teve que
quase dobrar os salários destes, ou seja, pagar mais pela falta de educação. Acabou falindo, pois, as multas contratuais pelo atraso nas entregas comiam os lucros.  

Esta historia embora pareça ficção é verdade, conheço empresas que têm dificuldades em encontrar funcionários, na verdade estas empresas com patrões ofensivos que não respeitam nada nem a dignidade das pessoas em tese e no futuro acabarão sendo empresas fantasmas, onde embora tenham todas as características para crescer estarão em descenso na produção vez que o principal não terá, a mão de obra.

Não podemos tratar funcionários sem dignidade, é necessário respeitar, pois ao contrario que muitos patrões pensam a empresa precisa sim de colaboradores. E estes com a abertura do mercado de trabalho não estão aptos a se humilharem por um salário.
Respeito é uma atitude mágica e importante para o crescimento das empresas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como superar as expectativas profissionais em 2020?

O ano se foi e com o novo ano que chega fazemos as promessas, declinamos desejos e em muito fantasiamos aquilo que queremos, no enta...