sábado, 5 de outubro de 2013

Sorria! Você esta sendo analisado.


Currículo impecável, formação acadêmica de dar inveja, conhecimento técnico sobre o assunto e não consegue arranjar um emprego? Ai você se depara com um dilema, onde errou?
Os requisitos de analise na seleção de um candidato a uma vaga de trabalho hoje supera e muito as quatro paredes e a mesa do entrevistador, vai alem se adequando ar normas tecnológicas. Alem das dinâmicas e entrevistas hoje um grande aliado ao analista de recursos humanos é a ferramenta da internet. Muitos candidatos são literalmente investigados nos sites de relações sociais. Nestes sites há uma exposição clara e precisa do candidato sem mascaras e amarração. Sua real personalidade esta estampada ali.
As redes sociais podem ser grandes armadilhas aos candidatos a uma vaga de trabalho, é necessário que algumas precauções sejam tomadas para que o candidato não fique tão exposto.
Evite sempre colocar argumentos ou sua intimidade. Em uma rede social esta em aberto gosto musical, filmes, fotos enfim, toda a vida pessoal, no entanto existem pessoas que exageram ao postar argumentações com palavrões, palavras chulas e também com fotos que mostram situações ou poses desnecessárias. Evite também entrar ou utilizar comunidades e grupos de cunho preconceituoso, pornográfico.
Ainda, evite criticar empregadores antigos, tal atitude é imperdoável, seja discreto, nunca exponha de forma negativa os patrões antigos; Por incrível que pareça existem pessoas, talvez em tom de desabafo que utilizam desta atitude, é condenável.
Em uma rede social muitas vezes as pessoas se excedem dizem coisas que pessoalmente não falariam, acabam sendo deselegantes. É necessário evitar polemizar ofender os outros e preciso tratar as pessoas com o devido respeito. Lembre-se a rede social é para interação e exposição de ideias, o analista esta vendo ate aonde vai a sua invasão aos direitos dos outros, se os limites são observados, se as argumentações são equilibradas e fundamentadas. Assim de nada adianta a construção de um belo currículo se a personalidade revelada no perfil social da internet descreve o avesso.
A avaliação em muitas empresas por ser criteriosa analisa comportamentos e sobretudo se o perfil traçado se adéqua as necessidades destas. Também será levado em conta se o candidato falou a verdade ou mentiu na entrevista. Assim a rede social pode ser um grande complicador na hora de arranjar um emprego. Tenha sempre atenção voltada para esta situação. É necessário se adequar a modernidade dos dias atuais.
A utilização adequada da rede social pode ser grande aliada vez que também abre canais incríveis de negócios e oportunidades de emprego. Tudo na vida é a concepção que se da para a utilização de equilibrada dos sistemas. É necessário bom censo, desabilitar os exageros e também demonstrar conhecimento.

A sabedoria torna os homens aptos a superar tudo o que for necessário para crescer, o sábio utiliza de todos os mecanismos possíveis e imagináveis para demonstrar a plena qualificação, cria oportunidades, abre obstáculos. Assim faça de seu perfil social um perfil adequado para uma pesquisa de empresa, e tenha certeza que muitos analistas estarão investigando e analisando seu perfil.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como superar as expectativas profissionais em 2020?

O ano se foi e com o novo ano que chega fazemos as promessas, declinamos desejos e em muito fantasiamos aquilo que queremos, no enta...