domingo, 29 de dezembro de 2013

Vencer no mercado de trabalho uma vontade de muitos e visão de poucos:



A maioria do contingente de trabalhadores em nosso País sonha com a evolução profissional um bom salário, uma posição de destaque na empresa, prestígio, a ocupação de um cargo de comando. No entanto poucos entendem que é possível acontecer esta ascensão. Entre sonho e entendimento existe uma distancia considerável o primeiro para no desejo mais o segundo é o discernimento da ação. Entender como se faz para ser feliz, realizado profissionalmente exige o empenho da ação, da instrução. Algumas regras explicitas são sempre comentadas por muitos consultores em administração que ensinam o caminho para se alcançar o tesouro no final do arco iris, mas em todas elas existem uma fundamentação simples, preparar-se e muito, buscar sempre uma qualificação e desenvolver mecanismos de liderança.
Outro requisito que deve ser sempre mencionado é a qualidade da integridade, pessoas integras respeitam sempre as regras do jogo, não trapaceiam, em muito agem com sinceridade dizem o que precisa ser falado, assumem os erros, são imparciais, porém competitivas, alias competitividade é outra qualidade a ser explorada, pessoas competitivas estão aptas a vencer na vida, não aceitam o fracasso, não ajoelham frente as dificuldade ao contrário sempre encontram uma forma de transpor os limites. Competitividade é um requisito de vencedores, pessoas que não são competitivas tendem a aceitar a mesmice e a falta de perspectiva, geralmente são pessoas que reclamam muito e sobretudo da vida, são profundamente frustradas, pois tem a vontade de vencer mais não tem a força, a garra necessária para chegar a um objetivo. 
Inteligência,é outra modalidade importante, adquirir sempre conhecimento, desenvolvimento da gestão de pensar, aprender a discernir. Lembre-se ser inteligente não é mérito de ninguém, inteligência é pleno desenvolvimento é aprendizado e a todos é dado o beneficio de se tornar cada vez mais inteligente, ignorância é a falta de ação inteligente é o desconhecimento do assunto é ser leigo. A inteligência passa não só pelo o acumulo de conhecimento mais como este conhecimento é processado na mente. Uma forma simples de desenvolver a inteligência, porem não à única, é a de sempre questionar as coisas dentro de você e tentar responder a duvida, certo ou errado o importante é responder, desenvolver dentro de si o poder de opinião e discernimento.
Ser confiante sem ser arrogante é outra observação importante a fazer, a confiança no desempenho de qualquer função é fundamental, ocorre que existem pessoas que confiam demasiadamente naquilo que faz que acabam se tornando arrogantes. É preciso entender a distinção entre cofiança e arrogância a primeira é o pleno conhecimento técnico no desenvolvimento de uma função a segunda vem alem do conhecimento com uma carga de prepotência. É como se este se sentisse único e insubstituível o que nos meios empresariais é uma bobagem, o arrogante acaba na verdade sendo uma pessoa que se torna insuportável no convívio social de uma empresa.

Entenda que sempre se pode ira além, não há limites para o crescimento profissional, pense sempre positivo e saiba que pode chegar. Esta é a diferença que muitos falam, aos acomodados só resta o lamento de não ter conseguido embora soubessem que poderiam chegar, aos vencedores apresentem sempre aos outros o troféu de suas conquistas.
Vencer vicia cada vez mais, a cada degrau que se consegue subir sempre terá outro para alcançar no entanto o predestinado esta sempre pensando em superar os degraus passo a passo, mesmo que cansativo ele enxuga o suor do rosto, respira fundo e enfrenta, pois ele quer chegar. O predestinado sabe que o céu é o limite, o acomodado também sabe mais fica a sombra a margem é um coadjuvante da vitoria dos protagonistas da vida.

Vencer na vida não tem cor, raça, classe social e idade, tem predestinação, empenho e sobretudo sabedoria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como superar as expectativas profissionais em 2020?

O ano se foi e com o novo ano que chega fazemos as promessas, declinamos desejos e em muito fantasiamos aquilo que queremos, no enta...