terça-feira, 30 de setembro de 2014

AS MULHERES ESTÃO TOMANDO O MERCADO


A exigência do mercado profissional aliada à sensibilidade, o senso de ética e responsabilidade estão fazendo com que conceitos antes jamais vistos sejam quebrados, barreiras ultrapassadas, digo isto porque é com satisfação que vislumbro o avanço feminino no desempenho de trabalho.
Qualquer empresa necessita de pessoas competentes para gerenciar seus processos e também para satisfazer sua produção. Hoje em um mundo globalizado e de informação as mulheres estão tomando espaços que antes eram intransponíveis, foi-se a época que a mulher figurava somente como a dona de casa.
A participação feminina no mercado de trabalho cresce a cada ano na proporção de dez por cento, muitos especialistas vislumbraram que estas no desempenho de suas funções as fazem de forma mais concisa e eficiente, também dotadas de uma sensibilidade superior a dos homens conseguem solucionar problemas e conflitos de forma eficaz superior aos homens.
Tendo que assumir a chefia das famílias o grande contingente feminino arregaça as mangas e vai à luta, começa a ocupar espaços antes desempenhados por homens. Não difícil em ver mulheres dirigindo ônibus, caminhões também a desempenhar funções como a de mecânico de automóveis e também assumindo cargos de chefia e gerencia. A garra que lhes é familiar esta mudando o modo que muitas corporações as enxergavam. A fragilidade que entendemos existir parece que se foi ou na verdade nunca existiu, aquele negocio de mulher querer um homem que lhe de segurança na vida também esta deixando de existir, muitas estão na verdade procurando sua independência financeira e satisfação profissional, esta mentalidade esta transformando o cenário profissional.

Hoje elas perfazem um numero significativo de pessoas que procuram aprimoramento profissional e de conhecimento, as universidades notam o crescimento feminino em suas vagas e compõem um percentual significativo no quesito da economia brasileira. A visão que muitas mulheres têm dos negócios é amplamente difundida e defendida por muitos especialistas em administração que estão percebendo a ascensão também nos empreendimentos. As mulheres estão abrindo empresas quase duas vezes mais que os homens e com risca baixo de fecharem as portas dada a visão e cautela são grandes investidoras de seus recursos não tolerando aventuras.
Tal situação não deve colocar o contingente masculino em alerta, pois o mercado pode perfeitamente absorver de forma harmônica os dois sexos, no entanto deve-se notar que este crescimento é feito dada a necessidade do mercado e também a observação que estas mulheres são dotadas de qualidades fantásticas. Estas são mais caprichosas e também detalhistas, muito passionais no desempenho da função.
Como atingiram postos de trabalhos antes intransponíveis elas tentem a segurar sua participação no mercado com muita garra, pois sabem das dificuldades de chegarem ao posto.
Aos homens cabe dar boas vindas a esta visão diferenciada que chega ao mercado de trabalho, não podemos entender que tal presença feminina fere os princípios da masculinidade e também temos a obrigação de entender que ao mercado cumpre com sua regra de contratar a pessoa com competência.
Para o mercado profissional não existe sexo e sim capacitação e competência, a contratação de mulheres é uma visão diferenciada do exercício das funções.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como superar as expectativas profissionais em 2020?

O ano se foi e com o novo ano que chega fazemos as promessas, declinamos desejos e em muito fantasiamos aquilo que queremos, no enta...